DICAS PARA ARRUMAR A COZINHA MINÚSCULA.

  Em minha opinião, a cozinha é um dos lugares mais importantes na casa. Não por causa da comida simplesmente, mas porque é onde temos um controle melhor da saúde da nossa família. O que cozinhamos, onde armazenamos os produtos e utensílios, a qualidade dos ingredientes, a higiene, tudo vai refletir na qualidade de vida dos moradores e passa pela cozinha.

  Em um apartamento pequeno como o meu, a cozinha é quase “impossível”. Nesse caso, a cozinha minúscula e a área de tanque micro, são conjugadas. O aspecto de bagunça, a falta de espaço para guardar tudo, as dificuldades para pendurar as roupas no varal e para limpar a área, estavam me irritando havia tempos. Resolvi buscar idéias na internet. Digitando no Google imagens “idéias para cozinhas pequenas”, aparecem algumas cozinhas que, comparadas à minha são gigantescas. Outras que tem um formato muito diferente da minha (que é quadradinha, a maioria das que aparecem são compridinhas), a maioria é bonitinha, mas parece que ninguém usa. Cadê o fogão, e a geladeira, e as louças que acabaram de ser lavadas? Bom, fui garimpando aqui e ali, especificando as minhas buscas e encontrei algumas coisas interessantes.

  Importante ressaltar que não temos dinheiro disponível para trocar armários ou fazer uma cozinha planejada (se tivesse, os problemas estariam resolvidos).

  As melhores (e mais baratas) idéias que quero compartilhar são:

 

  • Cortina embaixo da pia: dá pra fazer em casa ou encomendar a uma costureira. Você escolhe o modelo, o tecido, a cor, o tema, pode combinar com tapetes e variar a decoração sempre que quiser. Fica bonito e barato. Outra idéia que eu tive foi colocar aquelas portas que deslizam, mas gastaria mais espaço e teria que chamar um marceneiro.
  • Prateleiras: Coloquei tanto na cozinha como na área. Caixas e organizadores ajudam a “organizar” melhor o espaço. Aliás, optei por prateleiras na sala e no meu quarto também. Fica ótimo.
  • Suportes de parede. Não vou usar, mas são uma boa alternativa.
  • Armários abertos: Minha geladeira é alta e não encaixava debaixo do armário. A solução era cortar parte dele, mas perderíamos as portas. Depois que vi algumas fotos na internet, percebi que armários abertos não ficam tão ruins.
  • Canecas penduradas: Adoro canecas, mas não podia comprá-las, porque não tinha onde guardar. Então vi esta idéia de canecas penduradas por ganchos e suportes e achei charmoso.
  • Mesas retráteis ou dobráveis: boa solução pra quem tem um pouco mais de espaço.
  • Adesivos em portas de armário: Para quem (como eu) está cansado dos antigos, mas não tem dinheiro para trocá-los.

 

         Estamos arrumando a cozinha aos poucos, porque não está sobrando muito tempo para o faça-você-mesmo ultimamente. Não está ficando lindo, mas está dando pra aproveitar melhor os espaços. No fim vai ficar bom. Vou postar as fotos depois.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

